sexta-feira, 18 de julho de 2014

Yellow Submarine

poster do filme
Já falei de um personagem desse filme aqui no blog, além de mencionar o álbum que dá título ao filme e decidi agora falar realmente do filme em si.

A animação não é, de forma alguma, novo. Ele é de 1968 e é uma animação que eu gostei muito. O filme leva o nome do álbum lançado no mesmo ano. Nem todas as músicas do álbum estão presentes no filme e vice-versa.

A história não é muito elaborada, mais é muito fofinha. De acordo com a Wikipédia, a sinopse do filme é:
Yellow Submarine conta a história de Pepperland: um paraíso quase terrestre que fica a 80 mil léguas no fundo do mar – uma terra quase sem inverno, onde a brisa leva a toda parte o som da música e das risadas e onde ninguém sente-se só, pois a Banda do Sargento Pepper (Sgt. Pepper's) está sempre tocando a sua música. Até que um dia o Líder dos Maldosos Azuis (Blue Meannies), que detestava todo tipo de música, decide varrer Pepperland do mapa, deixando-o sem cor e sem som. Mas, navegando num submarino amarelo e depois de várias aventuras, como navegar pelo mar do Tempo, pelo mar dos Monstros, e o mar dos Buracos, os Beatles chegam para trazer a paz e a música de volta a Pepperland.
 O que mais impressiona no desenho não é propriamente o traço, mas as técnicas usadas que deixam (ou pelo menos foi assim comigo) o queixo caído. Porque, em algumas cenas, há animação a partir de fotos (são repetições meio feito os gifs de hoje), mudança de perspectiva somente com círculos e princípio de 3D... Isso tudo considerando que o filme foi feito no final da década de 60, quando não se tinha todos esses efeitos que temos hoje. Ok, ok. Já sei o que você tá pensando. "Mas ele foi reeditado digitalmente em 1999". Bela porcaria. Só saiu do modo "analógico" para o "digital", os desenhos e as "estruturas-base" continuam os mesmos.

É tudo MUITO colorido, mas, apesar de ter a aparência de filme infantil, muitas piadas só vão ser entendidas por adultos, assim como as críticas veladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário