
O filme, como todo mundo já deve saber, fala de uma menina chinesa, chamada Mulan d'oh que decide ir pra guerra no lugar do seu pai com problemas de saúde. Mas porque diabos ela não mandou outro familiar (irmão, primo ou o que seja)? Porque ela era filha única - lembrando que se passa na China - e estava disposta a mostrar à família de que era capaz de trazer honra e dar orgulho. Como ela vai no lugar do pai e na carta de convocação está escrito explicitamente que estão convocados um homem por família, Mulan se veste com a armadura do pai, cria uma identidade masculina para si e vai para o acampamento mais próximo de sua cidade.


No caminho de volta para casa, Mulan percebe que o exército huno que ela tinha "dizimado" conseguiu sobreviver e que estava rumando para Pequim (pelo menos eu acredito que seja Pequim) para assassinar o imperador. Ela tenta alertar os soldados e o Capitão Shang de que os hunos estão na Cidade Proibida, mas ninguém acredita nela, a não ser Yao, Ling e Chien-Po, os três amigos que ela consegui fazer no batalhão. Por uma imensa cagada, Shang se junta ao quarteto para salvar o imperador. Porque eles foram otários demais ao esperar que os hunos se "revelassem" para agir. Graças à uma ideia genial de Mulan e com a ajuda de Mushu, eles conseguem derrotar Shan-Yu, o líder dos hunos.
Depois de quase destruir o palácio e derrotar Shan-Yu, Mulan recebe o medalhão imperial e a espada de Shan-Yu diretamente das mãos do imperador como um suvenir simpático por ter servido ao exército. Quando retorna pra casa, Mulan fica morrendo de vergonha, já que acredita que a família a odeia por ter desobedecido ordens expressas de não se envolver com a guerra. Sabe de nada, inocente. Para a sua surpresa, a sua família a recebe de braços abertos e demonstram se sentir honrados por tê-la como filha.
Por que essa é, na minha opinião, a animação Disney que ocupa o topo do pódio no top 10? Porque, como eu disse no começo do post, mostra que "lutar como uma garota", ou melhor, ser mulher não é desmerecimento nenhum. Somos capazes de ser o que quisermos inclusive salvadoras da China Imperial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário