quarta-feira, 16 de julho de 2014

Obra de Stuart Sutcliffe

Stu ao lado de suas obras
Stuart Sutcliffe (nome completo: Stuart Fergusson Victor Sutcliffe) nasceu no dia 23 de junho de 1940 em Edimburgo, Escócia. Ele era: poeta, pintor, baixista e cantor. (Em outras palavras, um típico cara de humanas). Normalmente, Stu é lembrado como o quinto Beatle, já que ele realmente era um quinto integrante da banda nos tempos de Hamburgo.

Hamburg Painting no. 2
Como pintor, Stu "começou" (oficialmente, ok?) na faculdade Liverpool College of Art, que foi onde ele conheceu John Lennon. Seu primeiro quadro foi vendido a £65, um preço mais do que bom para um amador na época, e equivalia ao trabalho de 6 a 7 semanas de um trabalhador comum. John acabou o convencendo a comprar um contabaixo elétrico e se juntar à sua banda. Stu não chegou a terminar a faculdade, já que John o convenceu a ir para Hamburgo com ele e a banda.

Em Hamburgo, Stu conheceu Astrid Kirchherr, fotógrafa alemã. Como os dotes de Stu como baixista não eram dos melhores (ele constantemente tocava de costas para o público por vergonha), Astrid sugeriu que ele voltasse a estudar arte no Hamburg College of Art. Na faculdade, Stu não só foi aceito como recebeu bolsa de estudo direto para o mestrado. (O que é impressionante, já que ele não chegou a terminar a graduação normal.) No Hamburg College of Art, Stu fez parte da turma do artista pop Eduardo Paolozzi. Alguns anos depois, Paolozzi disse que Stu era um dos seus melhores alunos.
Stu foi muito aclamado por suas pinturas, e foi "classificado" no movimento expressionismo abstrato.  Nem todas as suas obras "restaram" depois de sua morte, mas não eram nomeadas, já que ele não tinha o hábito de nomear suas obras. Entre as pessoas que conviveram com Stu, a opinião é unânime em dizer que ele era muito talentoso.

Stu morreu no dia 10 de abril de 1962, em Hamburgo (então Alemanha Ocidental) em decorrência de uma hemorragia cerebral.





Outros posts da Alemanha, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário