domingo, 6 de julho de 2014

Jeremy Hillary Boob, PhD

Jeremy Hillary Boob, PhD
screenshot com efeito colorsplash
Já que a minha lista de coisas relacionadas com a Alemanha está escassa e eu não estou propriamente empolgada pra falar de nada do que restou, vou criar uma nova tag pro blog: personagens preferidos. Sempre que aparecer algum personagem fictício (ou seja, um personagem que realmente não exista na vida real) que eu ame, vou colocar nessa tag. O primeiro vai ser Jeremy Hillary Boob, PhD, também conhecido como nowhere man (ou homem de lugar nenhum. Tanto faz).

Jeremy aparece pela primeira vez na capa do álbum Yellow Submarine, dos Beatles (esse álbum foi citado nesse post aqui, que fala sobre o hoax da morte de Paul) e depois é realmente "conhecido" no filme que leva o nome do álbum. Jeremy, uma criaturinha colorida (nossa, me senti fazendo locução prum filme da Sessão da Tarde), nada mais é do que uma crítica a pesquisadores que acabam se dissociando da realidade.

Porque eu gosto tanto do Jeremy? Porque ele consegue ser uma crítica e, ao mesmo tempo ser totalmente encantador. Talvez por ter perdido o contato com pessoas (ou mesmo seres da mesma espécie dele), ele só tem conhecimento acadêmico. Mais nada. A vida dele é só em função de estudar e o ciclo de produzir e acumular conhecimento, se tornando solitário. A prova disso é que, no filme, Jeremy fica extremamente lisonjeado quando o chamam pra se juntar ao submarino.

Ao longo do filme, (acho que já deu pra perceber que se trata de uma animação) Jeremy solta algumas frases meio sem nexo, mas sempre em versos rimados. Coloquei as minhas preferidas.
  • Ad hoc, ad loc and quid pro quo! So little time, so much to know! (Ad hoc, ad loc e quid pro quo! Tão pouco tempo, tanto para se saber!)
  • If I spoke prose / you'd all find out / I don't know / what I talk about (Se eu falasse em prosa / vocês logo descobririam / que não sei / do que falo)
  • Ringo: Jeremy! Can it be you? Jeremy: Can it be me? I think you'd better inquire of the guard, For when I was captured, they took all my cards. (Ringo: Jeremy! Será que é você? Jeremy: Será que sou eu? Acho melhor você perguntar ao guarda, pois quando fui capturado, levaram meus cartões [de visita])
Procurei pelo YouTube e não encontrei versão em português (nem legendado) nem do filme nem dele se apresentando pros Beatles. O que é uma pena, porque ele é realmente uma graça. Mas vale a pena, pra quem fala inglês, jogar o nome dele no YouTube e ver as cenas dele.

Um comentário:

  1. Muito bacana :O
    Eu não o conhecia, mas parece mesmo com todo esteriótipo do qual alguns se tornam, e que muitos vivem glorificando.
    Acho que abrir mão de sua racionalidade para um único fim é um preço muito alto a se pagar!

    ResponderExcluir