quarta-feira, 25 de junho de 2014

Baby's in Black: O Quinto Beatle

capa do comic
existe também nas cores azul e vermelho
O post de hoje vai dar início a uma série de outros que vão ter relação com a Alemanha. Ou o artista, ou a obra vão ser de lá. Decidi começar por este comic que comprei ano passado.
Ele foi criado por Arne Bellstorf, um alemão, sobre a história de amor da fotógrafa alemã Astrid Kirchherr e Stuart Sutcliffe, o lendário quinto beatle, e foi publicado aqui no Brasil em 2012 pela editora 8inverso.

De acordo com a própria editora, a sinopse é essa:

Hamburgo, Alemanha, 1960. Astrid Kirchherr terminou seu curso de arte e agora trabalha como assistente para seu antigo professor. Seu relacionamento com Klaus Voormann, um jovem designer gráfico, aos poucos fenece. Em uma noite de outubro, depois de outra discussão, Klaus parte sozinho, para retornar tarde da noite, empolgado com o que descobrira em St. Pauli, o bairro boêmio de Hamburgo - um grupo de adolescentes ingleses toca rock'n'roll num bar chamado Kaiserkeller. Quando Astrid decide acompanhar o namorado ao tal lugar naquela noite, ela não imagina que sua vida está prestes a mudar. Assim, o leitor é introduzido a 'Baby's in Black, o quinto Beatle - a história de Astrid Kirchherr e Stuart Sutcliffe' - HQ que procura mostrar o início dos Beatles antes de seu estouro como fenômeno pop e o envolvimento de Astrid com Stuart, o quinto Beatle e grande amigo de John Lennon.
Stuart e Astrid no traço de Bellstorf
O desenho, aparentemente "mal feito", dá um ar justamente apressado, de que foi uma história que precisava ser contada logo para que não fosse esquecida. E o traço de Bellstorf faz com que uma história de amor que termina em drama não fique com ar piegas (tipo aquele que você vê as lágrimas/baba escorrendo pelas páginas).

Eu, particularmente, achei que Bellstorf soube transmitir as emoções, às vezes sem precisar de tantos elementos nas cenas ou até mesmo sem falas de nenhum personagem.

Quando comprei o comic, que ainda conta com afterword sobre os personagens envolvidos, ele estava por R$51,00 tanto no site da editora quanto nas livrarias. Se você quiser encomendar pela própria editora, ele está em promoção e não terá frete (mesmo que a promoção acabe).

Outros posts da Alemanha, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário